sexta-feira, 29 de abril de 2011

Relato da Dxpedition TO2FH



Prezados colegas,

Depois de 12 dias, finalmente, eu e o PY2PT chegamos em SP nessa 4a. feira pela manhã. PY2PT - Rick chegou febril e espero que seu problema de saúde já esteja revertido. PY4BZ - Fernando, permeneceu por mais alguns dias em Paris, nossa conexão necessária para Mayotte.

Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que apoiaram e prestigiaram essa expedição. Gostaríamos de ter podido contatar cada estação brasileira interessada, mas, obviamente, por razões alheias à nossa vontade, tais como propagação débil, pile-ups, etc... isso não foi possível.

Totalizamos 11.300 QSOs ao final de 6 dias praticamente de operação (já que na 2a. feira, somente começamos a operar por volta das 19h em Mayotte) e paramos no domingo por volta das 22h, horário de Mayotte (16h de domingo no Brasil). Superamos nossa meta de 10.000 QSOs, mas estamos conscientes de que poderíamos ter feito mais, caso alguns obstáculos pudessem ter sido transpostos, tais como:

1) A falta de internet e a falta de contato permanente com uma estação de apoio nos dificultou muito. Em alguns momentos, perdeu-se tempo precioso chamando CQ, em algumas bandas, até iniciar-se um pile-up, quando isso poderia ter sido facilmente abreviado com um spot no cluster. Rarissimamente, tivemos internet ativa, cuja velocidade não nos permitia sequer acessar e-mail.

2) A Micro Keyer II novinha em folha do Fernando apresentou defeito e nos deixou na mão. Apesar de perfeitamente configurada, não funcionou de forma alguma. Com isso, os modos digitais foram compulsoriamente abandonados.

3) Algumas antenas apresentaram interação de RF, obrigando-nos a operar com apenas 2 estações e em algumas situações, com apenas 1 estação só; fazendo com que perdessemos quantidade preciosa de contatos. Por outro lado, contornamos alguns problemas e conseguimos, em alguns casos, fazer CW e SSB, ao mesmo tempo, na mesma banda, sem interação de RF.

4) Recebemos 2 visitas por 2 vezes distintas: 1) A primeira feita por dois operadores da faixa do cidadão franceses que estavam lá passando férias: Christophe e Pierre. Disseram ser amigos do Bila (o homem está internacionalmente conhecido, além de realizar o sonho de muitos radioamadores...hi!) Aproveitaram, para, na segunda visita, fazer um pile-up em 11 metros (27.555 USB), com o mundo todo chamando os mesmos, que utilizavam no momento a estação do Fernando. Foram quase 3 horas de operação e os mesmos saíram de lá maravilhados com o pile-up que manejaram. 2) A segunda feita pelo DH1BL - Bruno Lyautey, que está residindo em Mayotte por 6 meses. Bruno é franco-germânico e exerce a função de professor, contratado pelo governo francês. Esteve conosco juntamente com sua namorada Nathalie, proveniente de Madagascar. Bruno mostrou ser um cavalheiro, amigo, simpático e fâ da expedição. Chegou a fazer alguns contatos em fonia em 12 metros. De qualquer forma, ainda que socialmente as visitas tenham sido muito bem-vindas e apreciadas, acabou nos tomando algum tempo. Não obstante, deixamos claro que valeu à pena o tempo que passamos com cada um deles... ótimas pessoas, amigos, que quase foram (e nos levaram) às lágrimas, nos momentos de despedida.

Temos diversos vídeos e fotos e em breve, estaremos promovendo uma reunião para apresentar todo esse material. Os pile-ups foram incríveis e o pile-up gravado com japoneses vai ficar gravado em nossas memórias...

Russos e italianos parecem ser os "reis" de Mayotte. Chegam lá, como se estivessem na esquina. Propagação excelente para todas as partes do mundo, exceto, imaginem para onde: América do Sul. De manhã, as bandas ao redor de 15 metros já estavam abertas para a Ásia e aos poucos ia abrindo para os EUA. Japão a partir de 12h em Mayotte (6h da matina aqui) já começava a entrar em 10m e com o passar do tempo, era só ir baixando de banda, que lá estavam os japoneses. Americanos, praticamente, só à noite... Também, quando a propagação abre para eles, sai de baixo...

A pior hora de propagação em Mayotte era entre 08:30h e 11h da manhã.

Aproveitamos para mandar para vocês, uma foto com a antena vertical super leve de 2 x 5/8 para 10m (um canhãoooo, por sinal), com regulagem por stub, made by PY1YB, cuidadosamente instalada !!!

Estaremos tentando, ainda hoje, atualizar a home page no QRZ.COM com algumas fotos e fazer upload do log final no Club Log. Pedimos que seja feita uma checagem em breve, de sua parte.

Um forte 73 a todos e em nome do time, mais uma vez, obrigado pelo apoio de todos os amigos, pois sem vocês, a operação não teria o mesmo brilho.

TO2FH team
Fonte: py2was

Nenhum comentário: