quinta-feira, 16 de junho de 2011

Astronauta vai trocar antena de comunicação no espaço




(Reuters) - The U.S. space shuttle Atlantis, which blasted off on Monday, is hauling nearly 30,000 pounds (13,610 kg) of spare parts to keep the International Space Station operational once the shuttles stop flying next year.

Following are highlights of the 11-day flight, which is the 129th in shuttle program history and the fifth and final scheduled flight of the year.

* Atlantis, which entered service in 1985 and is on its 31st flight, is carrying two cargo platforms that will be attached to the space station. The pallets hold an assortment of gear, including pumps, gyroscopes and tanks of ammonia, oxygen and nitrogen, that are too big or heavy to be transported by the Russian, European or Japanese cargo haulers that will be left to carry the load after NASA retires the shuttles.

* Three spacewalks, each lasting 6 1/2 hours, are planned during Atlantis' weeklong stay. Astronauts Mike Foreman and Robert Satcher are paired for the first outing to install a spare antenna on the station truss and other tasks. Foreman will join Randy Bresnik for second spacewalk to outfit the station with another ham radio antenna. Satcher and Bresnik will make the final spacewalk to install a new oxygen tank on the U.S. airlock and place some experiments on one of the new pallets.

* Space station flight engineer Nicole Stott, who launched into space with the last shuttle crew on August 28, will transfer over to Atlantis for a ride back to Earth. It will be the last time the shuttle is used to rotate station crew members. The United States will pay Russia about $50 million per seat to fly astronauts on Soyuz capsules.

* Also returning aboard Atlantis will be part of the station's broken water recycling system, which purifies urine and waste water into potable water. NASA hopes to make repairs and return the system to the station on its next shuttle flight in February.

(Reporting by Irene Klotz, editing by Jim Loney and Will Dunham)

tradução: Google Tradutor

(Reuters) - Os EUA ônibus espacial Atlantis, que partiu na segunda-feira, é transportar cerca de 30.000 libras (13,610 kg) de peças de reposição para manter a Estação Espacial Internacional operacional logo que o ônibus parar de voar no próximo ano.

Seguem os destaques do vôo de 11 dias, que é o 129 na história do programa de transporte eo quinto e último vôo programado do ano.

* Atlantis, que entrou em serviço em 1985 e está em seu vôo 31, está realizando duas plataformas de carga que será anexado à estação espacial. Os pallets realizar uma variedade de artes, incluindo bombas, giroscópios e tanques de oxigênio, amônia e nitrogênio, que são muito grandes ou pesados ​​para serem transportados pelo russo, caminhões de carga europeu ou japonês, que será deixado para carregar a carga após NASA se aposenta os ônibus espaciais.

* Três caminhadas espaciais, cada uma com duração de 6 1 / 2 horas, estão previstas durante a estadia de uma semana do Atlantis. Os astronautas Mike Foreman e Robert Satcher estão emparelhados para a primeira excursão para instalar uma antena de reposição no truss estação e outras tarefas. Foreman vai se juntar Randy Bresnik caminhada espacial para segunda para equipar a estação com outra antena de rádio amador. Satcher e Bresnik fará o spacewalk final para instalar um novo tanque de oxigênio na câmara dos EUA e colocar alguns experimentos em um dos pallets novos.

* Espaço de vôo da estação engenheiro Nicole Stott, que lançou para o espaço com a tripulação do ônibus espacial última em 28 de agosto, serão transferidas para Atlantis para um passeio de volta à Terra. Será a última vez que o transporte é usado para girar os tripulantes da estação. Os Estados Unidos vão pagar a Rússia cerca de US $ 50 milhões por banco de voar astronautas nas cápsulas Soyuz.

* Também retornando a bordo Atlantis farão parte do sistema quebrado da estação de reciclagem de água, que purifica urina e águas residuais em água potável. Nasa espera para fazer reparos e retornar o sistema para a estação de ônibus em seu vôo seguinte, em fevereiro.

(Reportagem de Irene Klotz, edição por Jim Loney e Will Dunham)

Fonte: www.reuters.com

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